Avaliação por Pares

Avaliação pelos Pares

No que diz respeito ao processo de avaliação dos artigos submetidos à Revista Políticas Públicas & Cidades - RPPC, este é caracterizado por um processo de avaliação por pares, com sistema de dupla avaliação e envolve três etapas sequenciais: o desk review, a avaliação pelos pareceristas (Double Blind Review) e o publicação.

1ª Etapa - Desk Review

Na desk review, os editores analisam os artigos recebidos, sem identificação dos autores, para avaliar sua adequação ao escopo da revista e seu potencial contributivo para o campo de estudo. Quando necessário, membros do comitê científico são envolvidos. Os critérios avaliados incluem:

  • Conformidade com as normas, diretrizes e recomendações da revista;
  • Manuscritos descritivos sem discussão de resultados;
  • Manuscritos empíricos sem método científico;
  • Manuscritos teóricos com apenas uma matriz teórica ou sem discussão teórica;
  • Manuscritos fora do escopo da revista;
  • Manuscritos com ênfase no objeto em detrimento do tema, problema, hipótese, métodos e campo teórico;
  • Falta de novidade em relação à literatura existente sobre o tema;
  • Publicações recentes dos autores na revista;
  • Plágio.

Resultado final: arquivamento ou encaminhamento para avaliação. Os autores são informados da decisão em até sete dias após a submissão, se o trabalho não estiver em conformidade com as políticas da revista.

Lembrando que os autores tem acesso ao template com o formato do artigo solicitado pela revista na submissão.

2ª Etapa - Double Blind Review

Os artigos aprovados na desk review são enviados a dois especialistas ou pesquisadores externos para avaliação no sistema Double Blind Review. Os revisores são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu. Os artigos são avaliados considerando a relevância do tema, qualidade da escrita, encadeamento lógico, adequação metodológica, profundidade analítica, conclusões e contribuições. Os autores são informados da decisão editorial após o término desta etapa, que pode durar até duas semanas.

Possíveis resultados incluem: Aceito (publicação sem alterações), Publicação após pequenas correções, Correções necessárias e Rejeitado. Após ajustes e verificação pelos revisores e editores, os artigos passam por revisão ortográfica, gramatical e editoração final.

Observação: Em caso de divergências entre revisores, o Editor pode optar por um terceiro revisor ou rejeitar o manuscrito.

3ª Etapa - Publicação

O autor revisa e ajusta o texto conforme necessário, envia a versão final corrigida e traduzida, e o artigo é publicado no portal da revista.